Formas de evitar a diabetes

Como evitar a diabetes
Muitas pessoas consideram a diabetes uma doença silenciosa, pois, é quando a concentração de açúcar começa a aumentar, o organismo vai se adaptando fazendo com que os sintomas não apareçam, em média de 8% a 10% dos brasileiros possui um diagnóstico de diabetes confirmado.
Esta doença tão comum causa sérios problemas de saúde, desta forma é indispensável ter alguns cuidados para trata-la e evitá-la, saiba mais sobre as formas de evitar a diabetes.
A doença é caracterizada principalmente pela diminuição do metabolismo do açúcar, assim, as células acabam não conseguindo absorver toda a glicose dos alimentos, consequentemente aumenta a concentração da substância no sangue.
Isso ocorre por causa da ausência ou insuficiência de produção de insulina no pâncreas, este hormônio atua para abrir a porta da célula para glicose, isso sempre é liberado nos alimentamos, quando comemos muito, nosso pâncreas necessita de uma produção maior.
Isso pode sobrecarregar a produção de insulina, cada pessoa possui um sobrepeso, lembrando que o excesso de gordura na célula também acaba dificultando a ação do hormônio.
É possível encontrar vários tipos de diabetes, a doença pode surgir em pessoas de qualquer idade, o diabetes tipo 1 acontece geralmente com as crianças e adolescentes, o portador para de produzir insulina ficando dependente de aplicações de injeções compostas com o hormônio pelo resto de sua vida.
O diabetes tipo 2 é o mais comum, este tipo atinge principalmente os adultos que possuem mais de 40 anos de idade, o sobrepeso, hereditariedade, obesidade e o sedentarismo são grandes fatores para o aparecimentos deste tipo, mais neste caso pode ser tratada com medicamentos.
Para evitar é importante perder peso, quanto mais acima do nosso peso ideal estamos, mais difícil será do nosso corpo manter a quantidade necessária de açúcar no sangue, basta algumas mudanças de hábitos alimentares para ajudar.
É importante possuir uma alimentação saudável, ela é uma das principais aliadas para evitar a doença, de preferia ao consumo de alimentos como verduras, frutas e legumes, sempre tente evitar o excesso de açúcares e carboidratos.
É importante praticar atividades físicas, isso ajuda no bom funcionamento do organismo, auxiliando na perca de peso, ajuda na prevenção do sedentarismo um dos principais fatores para o surgimento da doença.
Se você possui predisposição genética, obesidade e sedentarismo é importante tomar cuidados maiores, sendo indispensável consultar o médico regularmente, reduza a ingestão de carboidratos simples como chocolates, doces, pães e frituras.
É importante você controlar o colesterol e a hipertensão, pois, eles ajudam com o surgimento da diabetes, é importante fazer a ingestão de líquidos como sucos, água e chás, pois auxiliam no bom funcionamento do organismo.
É importante aumentar o consumo de fibras, elas ajudam na prevenção e são ótimas para o bom funcionamento do organismo, é importante consultar sempre o seu médico, afinal, quanto mais cedo for diagnosticado melhor será o tratamento.

 

Você pode gostar...