Como evitar o colesterol alto

colesterol alto como evitar

Como evitar o colesterol alto:

O ideal é comer hortaliças e cereais, estes alimentos são indicados nas dietas de pessoas que já fazem tratamento contra o colesterol alto.

O que você deve evitar:

Não consumir alimentos gordurosos como carnes gordurosas, frituras, frango com pele, tortas, miúdos, camarão, embutidos, carne de porco, frutos do mar, carneiro, embutido, etc.. Banha de porco, margarina, manteiga, requeijão (apenas light e com moderação). Leite integral e requeijão integral.Tortas bolos e biscoitos recheados e amanteigados, doces e bolachas.
Os alimentos industrializados como salgadinhos, margarinas e muitos outros são ricos em gordura vegetal hidrogenada, essa gordura aumenta a taxa de colesterol no sangue. Gordura saturada, geralmente encontrada nos queijos provolone, prato, muçarela, manteiga, bacon, creme de leite, linguiça, nata, etc.. E por fim chocolate, pães doces, massa folhada, massa com ovos, etc.
Existem outros alimentos fora os citados que também devem ser evitados! O correto é fazer uma dieta balanceada e com acompanhamento médico e de um nutricionista, por que, muitos desses alimentos, podem ser ingeridos, mais deve haver moderação, para evitar o aumento do colesterol.

Alimentos que você pode comer sem medo

Azeite de oliva, peixes de água fria como sardinha, bacalhau truta e outros, grelhados ou assados. Consuma muita fruta, de preferência as vermelhas, os vegetais não podem faltar, castanhas, nozes, amêndoas e até azeitonas. Alimentos como a aveia que é rica em fibras podem ser consumidos, iogurte desnatado, leite desnatado, sorvetes light.
Lembrando que existem alimentos que ajudam a aumentar o colesterol HDL, o abacate, azeite de oliva extravirgem e vinho tinto são ótimo para aumentar o HDL. Você pode optar por fazer uma dieta equilibrada a base dos alimentos que diminuem a dosagem do colesterol. Para isso, consuma alimentos com fibras como aveia e linhaça, frutas, chá verde, verduras, ômega 3, vitaminas C e E, proteínas, como as da soja, etc..
Outra dica para quem está acima do peso é fazer exercícios físicos, com a vida ativa e fazendo exercícios você pode perder peso e diminuir o nível do LDL, consecutivamente, vai aumentar o nível do HDL. Agora caso contrário, o LDL (colesterol alto) terá o nível maior que o HDL, mas com a prática de exercícios você vai mudar esse risco de doenças do coração e pode melhorar a sua saúde.
Lembre-se, nunca faça nada sem antes passar por uma avaliação médica, e caso queira fazer uma dieta, procure seu médico, faça exames, tudo com o acompanhamento médico e de um nutricionista.
Fonte da imagem: Doctortipster.

Você pode gostar...