Onigiri, bolinho de arroz japonês

Receita de onigiri bolinho de arroz japonês

Ingredientes para o arroz:

  • 450g de arroz japonês,
  • Nori (algas) cortadas em tiras,
  • 500 ml de água,
  • Sal a gosto,
  • ½ colher (sopa) de açúcar,
  • 02 colheres (sopa) de vinagre.

Ingredientes do recheio:

  • Salmão frito.

Modo de preparo:

Para prepara a receita de onigiri, lave o arroz até que a água fique quase transparente mais tome cuidado para não quebrar os grãos, deixe descansar por 30 minutos na peneira, deixando submerso em água é importante que a água não ultrapasse um dedo da superfície do arroz.
Transfira para uma panela alta junto com a água e deixe em fogo alto até ferver, abaixe o fogo e acrescente o vinagre, o sal e o açúcar, misture levemente e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
Desligue e deixe o arroz descansar por 10 minutos, retire o arroz da panela caso grudou no fundo evite esta parte, você deve moldar os onigiri ainda morno, molhe a sua mão em uma mistura de 01 xícara (chá) de água e uma colher (sopa) de sal.
Estando com as mãos molhadas pegue uma porção de arroz e aperte-o para virar uma massa moldável mais tome cuidado para não quebrar os grãos, com o dedo abra uma cavidade e coloque uma porção do salmão, cubra com mais uma porção de arroz e molde em forma de triangulo ou redondo.
Uma dica importante é que você aperte bem, desta forma na hora de comer ele não vai desmanchar, mais tome cuidado para não apertar demais senão vai esmagar os grãos, você pode cobrir com gergelim torrado, com nori (alga) lembrando que ela deve ser cortada com a tesoura o que permite fazer belas decorações e está pronto o seu bolinho de arroz japonês.

Dica:

Se você possui panela elétrica de arroz pode realizar, basta colocar o arroz e respeitar a quantidade água.

Você pode gostar...