Alfajor de chocolate

Não sei se você sabe, mas o Alfajor é um doce tradicional da Espanha, Argentina, Peru, Chile e outros países ibero-americanos. O nome desse doce vem do árabe “al hasu” e significa “recheado”.

 

Desde criança sempre gostei de alfajor e sempre faço em casa, com essa receita você pode fazer em sua casa ou até vender. A receita de alfajor de chocolate não é muito complicada, mas não é tão simples quanto parece, leva ingredientes como o rum, avelã e pão preto triturado. Você deve ter atenção no modo de preparo e montagem.

 

Alfajor de chocolate

 

Ingredientes da massa :

  • 01 colher (sopa) de rum,
  • 250g de pão preto triturado ou ralado,
  • 15g de manteiga,
  • 90g de chocolate meio amargo derretido.

Ingredientes do recheio:

  • 50 ml de creme de leite fresco,
  • 10 ml de água,
  • 150g de chocolate meio amargo derretido,
  • 50g de açúcar,
  • 25g de avelã sem pele,
  • 25g de amêndoa sem pele.

Ingredientes para cobertura:

  • 300g de chocolate ao leite ou chocolate branco.

 

Modo de preparo da massa:

Para preparar a receita de alfajor de chocolate em uma vasilha coloque todo o pão triturado, acrescente o chocolate derretido, a manteiga e o rum, misture com as mãos até que forme uma massa uniforme, abra a massa até que a sua altura fique com aproximadamente 0,3cm corte os círculos e reserve a massa.

 

Modo de preparo do recheio:

Em uma panela coloque a água, o açúcar e leve ao fogo até ferver, acrescente as amêndoas e as avelã até que misture bem, retire do fogo, continue mexendo até que as avelãs e as amêndoas fiquem esbranquiçadas.

 

Leve novamente ao fogo deixando agora o açúcar derreter assim que os frutos estiverem cristalizados e começando a estalar espalhe a mistura sobre uma assadeira untada com óleo e deixe esfriar.

 

Transfira para um processador ou liquidificador, triture até que vire um pó fino, misture este pó com o chocolate derretido e com o creme de leite, misturando bem até que todos os ingredientes se misturem, deixe esta mistura esfriar naturalmente assim ela vai se tornar um recheio uniforme.

 

Como fazer a montagem do Alfajor de Chocolate:

Pegue um pedaço da massa, coloque 01 colher do recheio e tampe com outra parte da massa, repita este processo até que acabe toda a massa e o recheio, leve para a geladeira por +/- 30 minutos para firmar.
Banhe os alfajores no chocolate derretido, coloque sobre o papel manteiga até endurecer, retire as rebarbas e está pronto o seu alfajor de chocolate.

 

Dica:

Ao invés de amêndoa e avelã você pode usar amendoim ou castanha de caju, fica uma delícia.

 

Faça em sua casa e nos envie uma foto. Gostou da Receita? Aproveite para ver a Receita de Alfajor Recheado, é uma delícia.Encontrou algum erro? Tem Sugestões? Por favor, entre em contato.